webtraffic analytics

Beleza Dietas Uncategorized Vida Saudável Você Fitness

Cirurgia bariátrica complicações a longo prazo

A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica tem o benefício da perda de peso, mas, a longo prazo, as complicações cirúrgicas surgem sem piedade.

A cirurgia bariátrica além de ser invasiva, ajuda a propiciar essas complicações que se não chegam logo o pós operatório, aparecem a longo prazo.

Apesar de ser um tratamento imediato para combater a obesidade mórbida, existem vários métodos de cirurgias bariátricas, dependendo da indicação e do caso, umas são mais invasivas que outras, aumentando em conseqüência, riscos e complicações.

As complicações que surgirem deverão ser bem investigadas com muita cautela, para ver se os sintomas estão relacionados de fato com à cirurgia.

cirurgia-bariatrica-complicacoes-a-longo-prazo

Complicações a Longo Prazo de uma Cirurgia Bariátrica

A banda gástrica ajustável laparoscópica (LAGB) é um tipo de cirurgia menos invasiva e o procedimento é a colocação de um anel em volta do estômago. Provoca assim a diminuição do estômago e, assim colabora, para uma menor ingestão de alimentos e calorias.

As derrapagens após a LAGB podem provocar erosões na parede do estômago, afetando mais de 20% dos pacientes que se submetem a esse tipo de método na bariátrica.

Pode surgir também uma dilatação do esôfago (megaesophaagus) é uma complicação mais rara, mas pode ocorrer depois de um tempo pelo método LAGB.

É possível o surgimento de cálculos biliares, com resíduos de colesterol (gorduras) após a rápida perda de peso. Mas somente 10% acabam desenvolvendo sintomas que exigem intervenção cirúrgica para a retirada da vesícula biliar.

A síndrome de dumping que significa ‘esvaziamento rápido’, ocorre quando há uma ingestão de alimentos com açúcar e gordura:refrigerantes, e doces e carboidratos.

O consumo de excesso de calorias vai provocar um rápido esvaziamento do estômago. Vai provocar tonturas,
faces ruborizadas, náuseas, sudoreses, diarréia imediata após a ingestão.

Cirurgia bariátrica complicações a longo prazo

Dependências mais sérias com a cirurgia bariátrica a longo prazo

Podem surgir sérias complicações com álcool e tabaco, pois poderá ocorrer um aumento considerável no consumo dessas drogas.

Ocorre que, quando há a eliminação da ingestão em excesso, antes da cirurgia, se não houver um tratamento psicológico qualificado para essas pessoas pós cirurgia, a longo prazo poderão se acometer de algo chamado
‘ princípio de substituição de sintomas’, onde a compulsão do passado é trocada pela ingestão de outras substâncias.

Outro fator preocupante e estatístico é que há fortes probabilidades de mortes por acidente ou por suicídio entre pacientes após a realização da cirurgia.

A média é de 58% maior do que para quem não fez a cirurgia. E um dado mais preocupante é que esses suicídios nesses pacientes pós cirurgia, o fizeram após um ano do procedimento.

Cirurgia Bariátrica: Complicações a Longo Prazo [VÍDEO]

Gostou do artigo? Leia também:

Cirurgia bariátrica complicações a longo prazo
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.